Site em Inglês

Notícias

OFICINA EM CURITIBA APRESENTA ALIMENTOS FEITOS COM FARINHAS DE FEIJÃO E DE GRÃO-DE-BICO

OFICINA EM CURITIBA APRESENTA ALIMENTOS FEITOS COM FARINHAS DE FEIJÃO E DE GRÃO-DE-BICO

10/08/2018

Demonstrações fazem parte da programação do VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto na capital paranaense

As delícias que aparecem com frequência na mesa do brasileiro podem ganhar o reforço do Feijão, um alimento que oferece mais valor proteico e vem se tornando uma alternativa para a indústria alimentícia para a fabricação de diversos produtos em função de seus benefícios. Que tal, então, enriquecer os pães e até as minipizzas, os pastéis e os cookies?

Esta é a proposta do uso da farinha de Feijão-caupi, que será demonstrado durante uma oficina especial que faz parte da programação do VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto, em Curitiba (PR). O evento será realizado no ExpoUnimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, bairro Campo Comprido). A oficina será realizada no dia 16 de agosto, às 16 horas.

O Feijão-caupi é conhecido também como Feijão-de-corda ou Feijão-Macassar, dependendo da região brasileira. A farinha de Feijão-caupi que será mostrada durante a oficina é feita com base em uma cultivar desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições, o BRS Tumucumaque, e é biofortificada em ferro e zinco. Os produtos formulados até o momento pelos pesquisadores usam quantidades diferentes de farinha, que tem o benefício de um melhor valor nutricional na comparação com as preparações tradicionais.

A oficina, com um formato de aula-show, será ministrada por uma equipe da Embrapa Meio-Norte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE), promotora do VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais. Os participantes vão acompanhar a preparação de alguns produtos, além de receber informações sobre os ingredientes, ponto de cada massa, as suas características, instruções de manuseio, texturas e versatilidade de cada alimento.

Os cookies que serão mostrados na oficina, por exemplo, levam em sua formulação 100% de farinha de Feijão-caupi. Eles apresentam o dobro do teor proteico e de longa vida de prateleira, o que é uma grande vantagem para a indústria alimentícia e para lojas e outros estabelecimentos do ramo. No caso dos pães, entre 30% a 45% da massa é composta por este tipo de farinha; nas massas de minipizza e de pastel assado, 50%.

Tudo o que for preparado será assado durante a aula e degustado na hora, o que vai proporcionar uma experiência otimizada para os participantes. Além disso, eles também vão conhecer outros produtos feitos com a farinha do Feijão-caupi: os snacks e a granola. Os participantes também terão a oportunidade de conferir a preparação de alfajor com farinha de grão-de-bico.

A oficina tem capacidade para 30 participantes.  Para se inscrever envie nome completo, e-mail e CPF para o whatsapp (41) 99947-9339.

Serviço:
Oficina uso da farinha do Feijão – VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais
Data:
16 de agosto
Horário: 16 horas
Local: ExpoUnimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, bairro Campo Comprido
Inscrições: whatsapp (41) 99947-9339

 

Assessoria de Imprensa
VI Fórum de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais
Interact Comunicação e Assessoria de Imprensa
Juliane Ferreira – (41) 9 9997-2971
juliane@interactcomunicacao.com.br

Notícias Relacionadas