Site em Inglês

Notícias

PESQUISA E MERCADO ALINHADOS

PESQUISA E MERCADO ALINHADOS

17/08/2018

Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais discute importância dos investimentos em pesquisa para o avanço do setor

O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, mediou um painel com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras sobre o atual estágio dos estudos relacionados ao Feijão e aos Pulses no País durante o VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que termina nesta sexta-feira, 17, em Curitiba (PR). Participaram pesquisadores de várias unidades da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Os participantes revelaram os lançamentos de cultivares – como o recente caso do Camaleão (feijão-mungo) -, as tendências no campo e os desafios na produção e dentro das próprias instituições, novidades no manejo (incluindo controle biológico e fixação biológica) e o avanço da produção de grão de bico no País, entre outros assuntos.

Os pesquisadores aproveitaram a oportunidade de contato direto com produtores e empresários para ressaltar a importância do trabalho conjunto dos “dois lados da moeda”. Eles ressaltaram que, atualmente, é possível e necessário ter objetivos claros e em sintonia entre pesquisa e cadeia produtiva, para que os resultados sejam ainda mais efetivos e direcionados ao que o mercado espera e precisa.

Lüders destacou a importância da pesquisa na produtividade e competitividade do setor. Além disso, ele salientou o papel de entidades como o IBRAFE em reunir estas informações das pesquisas para ajudar os produtores, como se fosse a criação de uma “grande biblioteca”. “Nosso papel é colocar na estante e deixar disponível para que todos possam consultar e levar para o seu dia a dia”, avaliou.

 

Assessoria de Imprensa
VI Fórum de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais
Interact Comunicação e Assessoria de Imprensa
Juliane Ferreira – (41) 9 9997-2971
juliane@interactcomunicacao.com.br

 

 

Notícias Relacionadas