Site em Português

News

VI BRAZILIAN FORUM OF DRY BEAN, PULSES AND SPECIAL CROPS DISCUSS CLIMATE PERSPECTIVES AND PRODUCTION IMPACTS

VI BRAZILIAN FORUM OF DRY BEAN, PULSES AND SPECIAL CROPS DISCUSS CLIMATE PERSPECTIVES AND PRODUCTION IMPACTS

29/03/2018

“Perspectivas do clima para 2018/19 e tendência nos próximos 10 anos” é o tema da palestra do Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion no VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que acontecerá em Curitiba (PR) entre os dias 15 e 17 de agosto de 2018.

De acordo com IRI/CPC, há 75% de probabilidade que o Pacífico fique com suas águas na neutralidade (±0,5°C) a partir de maio e 50% de chance de um novo El Niño se instalar até o final do ano. “Essa previsão é discutida, confrontando-a com a previsão por similaridade. A mídia propala incessantemente que o planeta está se aquecendo devido às atividades humanas, incluída a agricultura, que emitem gás carbônico (CO2) e intensificam o efeito-estufa. Demonstra-se, com dados observados, que essa afirmação é falsa e que a tendência do clima global é de resfriamento na próxima década, sendo esse resfriamento preocupante para as regiões fora dos trópicos, pois aumenta a frequência de geadas”, analisa o palestrante.

Conforme o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, a análise e a discussões sobre o clima são temas pertinentes a toda a cadeia produtiva, pois contribuirão com os rumos da produção. São vários os questionamentos nessa área e, durante o Fórum, as discussões servirão de base para o planejamento do plantio, por exemplo.

“Como o clima no Brasil e no mundo afetará a produção de Feijão e Pulses? Como se preparar e tirar proveito? Onde haverá maior chance de produção no Brasil? O Nordeste terá mais ou menos chuvas? As frentes frias podem inviabilizar o plantio na Região Sul? A previsão por similaridade tem tido uma grande margem de acerto. E, certamente, o doutor Molion tem condições de responder a essas questões que intrigam os produtores”, afirma o presidente do IBRAFE.

Bacharel em Física pela USP, PhD pela Universidade de Wisconsin, EUA, pós-doutor pelo Instituto de Hidrologia, Inglaterra, e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin, Alemanha. É pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e professor colaborador da pós-graduação na Universidade de Évora, Portugal. Foi representante da América do Sul na Comissão de Climatologia da OMM de 1997-2010 e, dentre outras premiações, condecorado pela CINDRA da Câmara Federal com a Medalha Júlio Redecker por serviços prestados à Nação.

 

  • Assessoria de Imprensa do VI Fórum de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais:
    Interact Comunicação Empresarial
    Contatos: (41) 9 9997-2971 / JULIANE@INTERACTCOMUNICAÇÃO.COM.BR

NEWS RELATED