Notícias

Um mercado em expansão para Feijão e demais Pulses

Um mercado em expansão para Feijão e demais Pulses

16/07/2018

Segundo Gabriela Meucci, da Prime Launch Planejamento e Marketing, em São Paulo, são muitas as tendências que apontam para um maior consumo de proteínas com base vegetal. A redução do consumo de glúten e a crescente demanda por produtos vegetarianos e veganos são dois dos principais fatores. São clientes exigentes e que buscam opções de produtos para enriquecer a sua dieta, querem opções e não restrições.

O mercado de alimentos sem glúten, sem lactose e sem açúcar dobrou de tamanho nos últimos 5 anos e deve crescer a uma taxa de mais de 4% ao ano até 2021. Um mercado que pode ser estimulado pelo aumento de opções de produtos nas prateleiras dos supermercados. E os Pulses não ficam de fora desse mercado.

De acordo com Rachel Carlson, técnica em alimentos do Northern Crops Institute (NCI), nos Estados Unidos, “globalmente havia quatro vezes mais produtos à base de Feijão e grão-de-bico em 2017 do que em 2007”. A farinha de Feijão foi o ingrediente mais utilizado, com 380 produtos lançados na América do Norte, na Europa e na Ásia. No Brasil, foram lançados cerca de 15 novos produtos.

Um levantamento aponta que o gasto médio anual dos brasileiros com alimentos saudáveis ainda é muito baixo: cerca de 1/5 do valor gasto nos EUA. Gabriela acredita que parte dessa limitação esteja na falta de variedade de produtos à disposição. Pães, bolos, snacks, sobremesas, refeições prontas são algumas das opções fá encontradas com mais facilidade nos Estados Unidos, mas com muita procura no Brasil. Essa é uma grande oportunidade.

Durante VI Fórum do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, em Curitiba, de 15 a 17 de agosto, a Associação dos Produtores de Feijão dos Estados Unidos (US Dry Bean Council – USDBC) em parceria com o especialista em pizzas, Adilson Barboza, servirão uma pizza cuja massa é sem glúten e à base de farinha de Feijão.

Venha conhecer esse produto promissor. Faça sua inscrição: www.forumdofeijao.com.br

Notícias Relacionadas